Fui taxada, e agora?

Já estava super acostumada a fazer compras internacionais e me achando super sortuda. Pois é, mas uma hora eu tinha que ser “premiada”, né?

O site em questão foi o Brigette´s Boutique, que é ótimo para comprar MAC e outras marcas importadas. As compra lá foram ok, se eu não tivesse me empolgado e comprado SEIS blushes, exatamente, SEIS. O preço estava ótimo, o dolár ainda estava baixo e eu me empolguei e fui colocando tudo dentro do carrinho. Além dos blushes peguei mais duas coisinhas, um carmex e um demaquilante da Lancôme. Compra feita, código de rastreio em mãos, era só esperar as minhas comprinhas chegarem. Demorou, demorou e demorou….

Quando entrava no site dos Correios lixo nada de aparecer atualizações do meu pedido, detalhe que a compra foi feita no dia 18 de agosto. Depois de muita demora, as atualizações começaram, mas com a greve desse lixo de serviço que chamamos de Correios, a demora foi bem maior que o normal. Até que no dia 16 de setembro, quase um mês depois da compra, apareceu a informação: Em trânsito para TRIBUTADO – EMISSÃO NTS. O quê significa isso??? Que me dei mal!!! E, muito.

Só para vocês entenderem, mesmo comprando esse monte de coisas, o valor total deu U$ 189,00, na minha fatura do cartão deu R$ 300 e uns quebrados. Preço bacana para tudo que comprei. Só que a taxa que os Correios lixo e Policia Federal querem me me cobrar é de R$ 250,00, ou seja, quase o valor total da compra. Ok, ultrapassei os U$ 50,00 dolares, mas acho muito injusto a forma aleatória que a Receita Federal escolhe para cobrar essa “taxa”. É para ficar revoltado, não é????!!! Fora que eu não tenho idéia de qual é o estado das minhas compras, já que a correspondência foi violada.

E para ficara ainda mais feliz, faz 57 dias que os Correios estão em greve. Bom, né?

Sobre delunadelua

Maria de Luna, 31 anos, jornalista, apaixonada por muitas coisas da vida. Se descobrindo a cada dia como mulher e mãe. Esse aqui é um cantinho especial para trocar experiência e outras coisinhas mais.
Esse post foi publicado em Comprinhas e marcado , , , . Guardar link permanente.

25 respostas para Fui taxada, e agora?

  1. Lena Vaz disse:

    Passei por isso recentemente, em uma compra mais ou menos do mesmo valor, feita no site da Sigma. Paguei os 200 e poucos morrendo de raiva! Na verdade, a atendente explicou que a correspondencia não é exatamente violada, que eles passam em um raio X pra ver o conteúdo. E o valor do imposto é bem aleatório: não é o valor que está na nota, é o valor que eles acham que o produto tem. Detalhe: eles também incluem o valor do frete, ao calcular! Um horror. Mas quanto ao estado das compras, podes ficar tranquila, as minhas chegaram impecáveis. Só que doeu no bolso… 😦

    • delunadelua disse:

      Mas é isso que dá mais raiva, esse valor aleatório. Como assim? Faz o imposto em cima da nota e pronto, mão de quanto eles ACHAM que custa. Absurdo!!!

      • Veja bem.. Se não existe uma nota fiscal, invoice, whatever junto com o pacote, como eles iriam tarifar? Existe uma tabela meio doida lá, eles encaixam seu produto em uma categoria e tarifam. Cabe a você, se sentiu-se prejudicada pela tarifação (ou seja, se tarifaram por um valor mais alto ao que pagou) ir lá reclamar, munida do comprovante de pagamento (extrato do cartão ou paypal) e mais o pedido em mãos.. Eles tem que recalcular.. Mas a maioria não faz isso, ou larga pra lá ou então paga o que é pedido e valeu beijoka.

      • Ah, faltou dizer que existem algumas empresas nos EUA que fazem um “repasse” de mercadorias e muitas emitem uma nota de valor mais baixo, exatamente por conta disso. Nem sempre a receita aceita as notas que vieram no pacote.. Se eles suspeitarem (creio que no seu caso, suspeitaram de revenda, já que tinha muito produto igual), eles não irao aceitar. aí você tem que ir lá com os comprovantes de pagamento no valor..

  2. Laura Moraes disse:

    Dá pra recorrer!
    Você pode imprimir a lista de preços dos produtos no site e mandar um comprovante de que você pagou o valor X e pede pra eles revisarem o valor da taxa. Eles vão mandar sua encomenda de volta pra receita, eles vão revisar conforme o que você falou e provavelmente vão abaixar.
    Eu sei que eu também fiz a mesma besteira e vi essa semana no site que minha compra foi taxada. To desesperada porque o total da compra também foi uns 300 e poucos e eu ainda comprei pelo frete mais caro!! Tipo, seria muito melhor se pá se eu tivesse comprado tudo aqui no brasil mesmo…
    Ainda não sei quanto vão cobrar da taxa, mas já estou preparada pra recorrer.

    Espero que ajude! Que coisa chata né?

    beijoS!

    • delunadelua disse:

      Pois é Laura, eu vi essa história de recorrer, mas pelas pesquisas que fiz não é garantido que vão abaixar o valor da taxa e o problema é que pode demorar meses toda essa burocracia. Muito chato!!!

  3. Laís Vieira disse:

    Nossa, então eu dei muita sorte! Comprei dia 14 desse mês na elementscosmeticos.com (vem da Alemanha), e ontem chegaram as minhas compras, e sem tributos! Amém! rs
    E realmente, pra recorrer demora uma eternidade nesse país! Mas é completamente injusta essa taxa.. absurdo!

  4. Caramba que situação terrível!
    Mas eu não entendi.
    O correio, cobra uma taxa adicional, por produto ou por país. rs Sei lá fiquei confusa.
    De qualquer forma, muito caro meus Deus! =(
    Espero que suas comprinhas cheguei logo! ::D
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    • delunadelua disse:

      Oi Mila, é meio confuso mesmo. Eles simplesmente calculam um valor que eles acham, da cabeça deles, que vale o produto e colocam a taxa por cima. Mas isso é a Policia Federal quem faz…

      • Camila disse:

        Realmente, essas taxas parecem muito arbitrárias. NInguém merece!
        Só uma correção: o órgão que cuida de importações é a Receita Federal, e não a Polícia Federal. São duas entidades diferentes.

  5. Patrícia disse:

    Oi, minha última compra da Brigitte’s foi taxada tbm. Era meu aniversário e eu me empolguei =/ e lá vai taxa. Uma facada mesmo. Ah mas sobre o estado do produto pq abriram a caixa, fica tranquila, qndo fui buscar o meu pacote, tava td embaladinho certinho e cada produtinho enrolado em plástico bolha.
    Aeh, comprei dia 20 de julho e consegui pegar minhas makes só dia 06 de setembro =/

  6. Essa resposta nenhuma blogueira que ocmpra pelos sites internacionais afora vai ter: qual o cálculo pra cobrança da taxa?????? Uma única vez fui taxada. A compra foi de U$ 53. O valor cobrado pela receita: R$175!!!!!!! Não peguei as encomendas…
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

  7. Analu Valois disse:

    Mas, gente, todo mundo sabe que, comprando de sites gringos EXISTE a possibilidade de ser taxada!! Quanto maior o valor da compra, maior a probabilidade de tributação. E todo mundo sabe que a taxa é alta!! É o imposto de importação + o ICMS, se não me engano. No total, dá uns 81% só de impostos.

    Não acho justo reclamarem da tributação se todo mundo sabe que é possível acontecer. Comprem sabendo dos riscos ou então comprem aqui no Brasil, onde os tributos já estão imbutidos no valor do produto. A nossa carga tributária é que é imoral. Se reclamarem disso, concordarei na mesma hora. Porque 80% só de imposto é muita sacanagem. Mas reclamar porque foi tributado, sabendo que isso pode acontecer (e tem acontecido com bem mais frequência), não faz sentido nenhum!

    De qualquer forma, é chato ser O escolhido. Tentem fazer compras em valores menores ou de menos produtos. E mesmo assim não existe a garantia de tributos free. =/

    • delunadelua disse:

      Oi Analu, tudo bem?

      O problema não ser taxada, até pq se vc faz compras no exterior sabe o risco que está correndo de cair na “malha fina”. O que fico revoltada é coma base de calculo sem noção que eles usam. Uma compra de 300 ter que pagar uma taxa de 250 acho um absurdo!!!!

  8. Cintia disse:

    Luna, tô com uma dúvida, eu fiz uma compra no dia 26/08 e foi postado no dia 31/08, no dia 06/09 estava marcando > Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASIL(encaminhado). No dia 12/09 está marcando Recebido/Brasil , UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASIL (Conferido). E nada mais foi atualizado até então. Você acha que a minha encomenda pode ser taxada? A atualização da sua compra para Em trânsito para TRIBUTADO – EMISSÃO NTS apareceu depois de qual informação, foi de unidade de tratamento internacional (conferido) ? E a pior das minhas dúvidas, é uma outra compra que está desde o dia 09/09 Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASIL e nada acontece no site dos correios.

    • delunadelua disse:

      Olha Cintia, não sou expert no assunto, mas ainda pode ser taxada sim. No meu caso a compra foi postada no dia 19/08, teve atualizações dia 20/08 (Recebido na unidade de exportação), dia 24 (UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASIL) e Em trânsito para FISCALIZAÇÃO/CUSTOMS. Aí só foi ter alteração no dia 16/09 com o aviso de tributo (Em trânsito para TRIBUTADO – EMISSÃO NTS). Então cruza os dedinhos para nada acontecer.
      Beijos e BOA SORTE

  9. Diana disse:

    Bem, dizem que se vc escolher o transporte mais barato de todos, first-class, e pedir como gift, qndo fizer compras no valor alto assim como a sua. vc nao eh taxado, ja que vem como presente, e vc que ja eh compradora da loja, quase intima, vc pode mandar um email e pedindo que eles declarem a nota com menos de $50,afinal pra eles só interessa que vc pague o valor real. qndo se pede o trasporte com rastreio, ele sai mais caro e mais visivel na receita federal. ai né, eles vem como algo desnecessario e caceta. eles querem que nao nós gastemos o no dimdim so em produtos nacionais.

  10. Jennifer Lins disse:

    Eu tô numa apreensão!! Comprei na FeelUnique e enviaram no dia 05/09 até agora nada!
    O valor foi baixo US$35,00, mas ainda sim eu quero meu Orofluido…
    e para piorar tenho mais 7 encomendas que foram enviadas no mesmo periodo
    e todos dizem q estao no brasil, mas nada de chegar…
    já pensou se me taxam em tudo??

  11. Aninha Matias disse:

    Maria!!! Que sacanagem =[ Dó de vc, sério =[ Eu era a favor que diminuíssem os impostos (drasticamente) e cobrassem de todos os pacotes com valor acima de 50 doletas EM MERCADORIA COM COMPROVAÇÃO EM NOTA FISCAL, por exemplo, se a taxa fosse 20% para todas as compras melhoraria para nós consumidoras que compraríamos sabendo EXATAMENTE quanto e se pagaríamos impostos, melhoraria para a receita, que acredito, arrecadaria mais e sofreria menos ações de gente recorrendo!

    Mas…. Taxas a parte, tenho umas perguntinhas =D O frete da Brigette’s é mto mais caro que das outras lojas (tipo coastal scents)?? E os produtos costumam demorar pra chegar, chegam certinhos?? Tenho vontade de fazer compras nela, mas confesso ter, ainda, um pouco de receio!

    Beijo!!! Boa sorte com os pepinos aí!

  12. dieta disse:

    .Este e um manifesto pela volta da qualidade dos Correios brasileiros. .Gostaria que todo mundo que ja teve alguma pessima experiencia com os Correios relatasse a mesma nos comentarios.

  13. Pingback: Fui taxada, e agora? Parte II | De Luna

  14. rita disse:

    Oi meninas. Comprei no final de novembro e sei la pq miinha compra foi parar no parana e tributada, senddo que moro em SP. O pior é que estamos em janeiro e nem sinal da minha compra ta la parada segundo a atualização do site…sabe o que mais me revolta? pagar caro em produto nacional com materia prima daqui e esse imposto não servir para qudo precisamos de um serviço simples como cuidado para idosos …um pais de merd….

  15. josy disse:

    ESTOU COM UMA ENCOMENDA TRIBUTADA AGUARDANDO RETIRADA,TRIBUTO NO VALOR DE 70 REAIS, MAS O ENGRAÇADO É Q NAO ME LEMBRO SE ESTOU ESPERANDO NADA!! JA COMPREI NO EXTERIOR E TD, ALIÁS ESTOU ESPERANDO SIM UMA CAIXA Q VEM DA CHINA, MAS ESSA FOI POSTADA DIA 08/07 E HOJE 12/07 JA CONSTA NO SITE DOS CORREIOS (FIQUEI FELIZ 😉 ) , BOM, QNT A OUTRA ENCOMENDA, ESTA EU DESCONHEÇO, OLHEI NO RASTREIO Q VEIO NO PAPEL E VI Q FOI P/ TRIBUTO DIA 04/06 ! E CHEGOU NA MINHA CIDADE DIA 07/07, E O PAPEL CHEGOU PRA MIM HOJE DIA 12/07, O PESO É DE 300g, SERÁ Q POSSO ABRIR ANTES PRA VE O Q É? SABER SE VALE A PENA POR ISSO? DEPENDENDO DO Q FOR NAO VOU PEGAR. AH! O RASTRIO É DO BRASIL!! ELES MUDAM O RASTREIO DO TRIBUTO P/ NOSSA CASA? :/

  16. Bruno Pereira da Silva disse:

    Eu tenho uma duvida!!!

    comprei um mochila no valor de 50,00 e eu tenho a nota fiscal, mais fui taxado !!!
    consigo recorrer com a nota fiscal?

Deixe um comentário

